quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DEUS NOS AMOU PRIMEIRO (1 Jo 4,19)


Jesus Cristo é a presença do Pai, por Jesus ficamos sabendo muito de Deus; não tudo, porque Ele continuará sendo um mistério e é muito bom que assim seja, pois nós, seres humanos, temos a tentação de dominar o que conhecemos demais. Sempre que a teologia pretendeu saber tudo de Deus correu o risco de convertê-lo num ídolo. Quanta tristeza num Deus que nem pode se mexer, que nem pode falar, porque nós nos mexemos e falamos por Ele. Mas com frequência falamos apenas por nós mesmos e não em nome Dele. Aquilo que conheço totalmente pode ser dominado com facilidade, pode ser manipulado e convertido num ídolo.

Por Jesus ficamos sabendo, pelo menos parcialmente, de Deus, mas o suficiente para que a nossa vida seja muito melhor. O Concílio Vaticano II afirma que sabemos o suficiente para a nossa salvação, compreendendo “salvação” aqui como uma vida em Deus aqui mesmo no mundo e com a esperança depois, que esse encontro seja pleno (como essa segunda parte ainda é uma esperança somos obrigados a nos concentrar e a nos preocupar no “aqui e agora”, no nosso mundo, na nossa sociedade, na nossa vida, na vida das pessoas, dos pais, dos casais, dos filhos etc.).

O Deus revelado por Jesus é um convite à liberdade; infelizmente a religião organizada apresentou Deus muito mais como um grande Juiz e não como um Pai amoroso. (A própria Igreja nos foi apresentada como uma daquelas madrastas bruxas, das histórias infantis, que fazem sofrer os filhos que não são seus, colocando sobre eles pesos que elas são incapazes de carregar. Graças a Deus o Concílio Vaticano II procurou mudar isso e o conseguiu em parte; ultimamente o Papa Francisco está se esforçando para mostrar-nos que a Igreja deve ser uma mãe e não uma madrasta).

Existem, infelizmente, muitos religiosos exaltados falando em nome de Deus e que não falam de outras coisas senão da sexualidade, “que sexo é pecado”, “que isto ou aquilo”, dando um peso exagerado a tais questões. Quando alguém tem fixação por estes temas deveria procurar ajuda psicológica com toda tranquilidade. Estas pessoas pensam que o único pecado importante para Deus tem a ver com questões sexuais. É verdade que uma vida desordenada neste âmbito leva quase sempre à solidão e à tristeza. Aliás, toda desordem na vida tem os mesmos efeitos, todas as dependências levam à tristeza, seja do álcool, do sexo, das drogas, das pessoas, dos ídolos etc.

A religião autêntica deve ser caminho de liberdade e não de dependência. Não existe nada mais triste do que a dependência. “Eu amo você porque dependo de você”, isso não é amor, é dependência. “Deus, vou rezar porque senão fico triste”, isso não é oração é refúgio. “Vou dar um prato de alimento a alguém, porque assim poderei ir para o céu”, isso não é caridade, é interesse. “Nossa Senhora, vou fazer uma promessa, caminharei até o seu santuário se passar de ano na escola”, isso não é confiança, mas espírito comercial.

A religião autêntica é um caminho de libertação (uso esta palavra com temor, pois muitos não podem ouvir esta palavra porque a associam com a Teologia da Libertação, que foi demonizada por pessoas que jamais a conheceram). Utilizo esta palavra recorrendo ao Evangelho de São João, “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32). Jesus é o rosto libertador de Deus Pai, aquele que veio para que a nossa vida seja mais, para que seja uma vida abundante.

Existem muitas passagem bíblicas que nos ajudam a perceber esta proposta de Jesus; por exemplo as bodas de Caná, narrada apenas por São João, nos outros evangelhos não existe esta festa. Ela ilustra muito bem como deve ser compreendida a “vida em abundância”, uma vida alegre, confiante, bem humorada, comprometida, responsável, mas também com uma mesa cheia entre familiares e amigos, com bom vinho, com uma comida boa; não é isso que fazemos aos domingos quando compartilhamos, na casa da mãe, aquela comida gostosa?, e tem cerveja, e tem vinho, e tem frango e carne, feijão e até sobremesa?

Então alguém poderá dizer, “mas isso nem todos têm”; é verdade, mas todos deveriam ter, se não têm será por que alguma coisa está errada. Injustiça, corrupção, pobreza, etc. O que sei é que o mundo tem o suficiente para que em cada mesa haja a alegria da abundância e da festa.

Uma preciosidade, com relação a esta queixa, podemos encontrar na passagem do Evangelho de São João, quando Judas protesta ao ver a mulher derramar um frasco inteiro de perfume nos pés de Jesus. Judas disse que poderiam vender esse perfume para ajudar muitos pobres. Então o comentarista afirma que Judas não estava preocupado com os pobres, pois ele era o encarregado pela bolsa do dinheiro e era um ladrão. (Cf. Jo 12, 3-6). O que importava naquele momento não era o caro perfume, nem os pobres, mas um gesto de amor, de gratidão, de alguém que estava perdida e que fora recuperada. Ela encontrou uma forma de agradecer “desperdiçando” um perfume muito caro. Um gesto de amor nunca pode ser um desperdício.

Uma avó recebe os seus netos um sábado à tarde para verem desenho animado na casa dela. Os netos pedem pipoca e guaraná para ela. Vocês acham que a avó, que vai à cozinha preparar a pipoca, ficará contabilizando ou pensando, “não posso gastar todo o saco de pipoca, pois semana que vem vão querer mais”? A avó não está interessada na semana que vem, o que ela quer é ver os seus netos felizes comendo pipoca e bebendo guaraná até não quererem mais. A abundância da pipoca é sinal de uma vida abundante, a abundância é sinal do Reino dos Céus. Deus Pai é como essa avó, foi o que Jesus veio nos revelar com as suas palavras, atitudes e gestos.

O caminho da libertação é um longo processo e o mais importante não é ficar pensando na chegada, mas estar atento ao caminho que se está fazendo no dia-a-dia.

Optar por Deus é a possibilidade mais bonita na nossa relação com Deus. São João afirma que Ele nos amou por primeiro. Isto é fantástico, maravilhoso, saber que Deus Pai nos amou desde sempre.

O exemplo disso pode ser a imagem da mãe que aguarda o nascimento do seu filho. A minha irmã número 3, (tenho 4), está esperando o seu segundo filho; ela e o seu marido estão correndo para deixar tudo prontinho para a chegada dessa criança. A minha sobrinha está feliz porque terá um irmãozinho; a minha irmã me manda periodicamente notícias sobre o seu estado, tira foto da barrigona e, dessa forma, me torna partícipe da sua alegria. Esta criança pode ter certeza que é aguardada com muito amor pelos seus pais, pela sua irmãzinha e por todos os familiares e amigos.

Deus é assim conosco, nos amou desde sempre e, com certeza o que deseja para cada um de nós é: “muita pipoca e guaraná durante a vida inteira”. Claro, o sonho que Deus tem para cada um e cada uma é que a nossa vida seja uma vida abundante.

Somente pode optar quem é livre, saber que somos amados não nos condiciona a dizer Sim. (Quantos namorados e namoradas tentaram oferecer os seus amores aos seus pretendentes e receberam “não” como resposta; o amor que sentimos não garante que também, o outro ou a outra, sinta o mesmo que sentimos).

Escolher Deus na nossa vida deve ser expressão da nossa liberdade. Optar por Deus é poder dizer “eu também amo você e desejo caminhar ao seu lado”. É o nosso sim a Deus, é a nossa resposta. É o sinal da nossa fé. É o início de um caminho juntos, você e Deus. Um caminho que nasceu de um amor ofertado primeiramente por Deus, “Ele nos amou primeiro”, que agora se completa com o nosso Sim.

Eis a fé como nossa resposta, da parte que nos cabe, a nossa atitude concreta que nos abre um caminho novo; um caminho que fazemos na confiança total nesse Deus que nos amou por primeiro.

* A primeira imagem é do artista Sergio Ricciuto.
* A segunda imagem é a minha irmã esperando o Dante.

9 comentários:

  1. No todo se puede comprar, pero si podemos conseguirlas poniendo la esperanza en el todo poderoso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A veces lo más importante en nuestra vida son justamente los que no podemos comprar como la amistad, el amor, la familia, el compartir. Saludos.

      Excluir
    2. Estoy de acuerdo con esto. Las cosas más preciosas de la vida están muchas veces escondidas en simples detalles, que muchas veces pasa desapercibidos delante de nuestros ojos, a veces son hasta insignificantes, pero que dan un total sentido a la vida, como un simples saludo.

      Excluir
  2. ALESSANDRA ZANGIROLAMI22 de outubro de 2014 às 17:39

    E porque eu acredito num Deus que é pai e que caminha ao meu lado em todos os momentos,tenho procurado manter minha serenidade e confiança,porque sei que é Dele que virá o meu socorro nesses últimos dias de aflições e preocupações que temos vivido em nosso lar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida cotidiana está cheia de desafios e, muitas vezes parecem espacar do nosso domínio, nesses momentos a fé deve nos carregar com os seus braços fortes e iluminar o caminho da nossa vida. Coragem e muita força.

      Excluir
  3. Sabe, sempre tive a visão de Deus como minha mãe, aquela que nunca espera nada de nós, apenas que sempre voltemos para casa. E Deus é assim, Ele não nos ama esperando algo em troca, Ele simplesmente nos ama. Algumas pessoas vivem nesse conceito "isso é pecado", "aquilo é pecado" e esquece de viver o essencial que é o amor. Como é bom saber que Ele caminha conosco e nos impulsiona a buscar sempre mais. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcela pelo testemunho, quanto mais tivermos a Deus como o nosso Papai, a intimidade será maior e a vida Dele será a nossa vida. Abraço e saudações.

      Excluir
  4. Mesmo tendo recebido de Deus o dom da liberdade, insistimos em criar prisões, nos privar e aprisionar outros, como se não fossemos dignos de tal graça. Eis o nosso desafio de sempre: aceitar o convite que o Criador nos faz de, sem medo, trilharmos o caminho da felicidade, acolhendo a vida abundante, construindo o Reino de Deus entre nós.

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Carla, infelizmente temos ainda muitas forças que não permitem que sejamos livres, uma delas é o esquema mental que é muito difícil de mudar. Alguém foi ensinado que Deus castiga e fica com isso na cabeça durante a vida inteira, não percebe que Jesus é o rosto amoroso, não castigador, de Deus Pai. Abraço.

    ResponderExcluir